Câncer de pele: entenda os tipos e veja fotos

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer em todo o mundo. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença, que pode ter diferentes tipos e apresentações. Neste artigo, vamos explicar o que é o câncer de pele, seus tipos, sintomas e tratamentos, além de mostrar fotos para ajudar na identificação precoce da doença.

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é uma doença que se desenvolve a partir das células da pele. Elas sofrem mutações e passam a se multiplicar de forma desordenada, formando tumores que podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Os tumores malignos têm a capacidade de invadir tecidos próximos e se espalhar para outras partes do corpo, por meio do sistema linfático ou da corrente sanguínea, o que é chamado de metástase.

Tipos de câncer de pele

Existem três tipos principais de câncer de pele:

1. Carcinoma basocelular: é o tipo mais comum de câncer de pele, correspondendo a cerca de 80% dos casos. Geralmente, aparece em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e mãos. Tem crescimento lento e raramente se espalha para outras partes do corpo.

2. Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, correspondendo a cerca de 16% dos casos. Também aparece em áreas expostas ao sol, como couro cabeludo, orelhas e lábios. Pode se espalhar para outras partes do corpo, mas geralmente é curável se detectado precocemente.

3. Melanoma: é o tipo mais perigoso de câncer de pele, correspondendo a cerca de 4% dos casos. Pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive em áreas que não são expostas ao sol. Tem crescimento rápido e pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo, o que dificulta o tratamento. Por isso, é fundamental detectá-lo precocemente.

Sintomas do câncer de pele

Os sintomas do câncer de pele variam de acordo com o tipo da doença. No caso do carcinoma basocelular e do carcinoma espinocelular, os sintomas mais comuns são:

– Feridas que não cicatrizam
– Crostas que se formam e se rompem
– Áreas elevadas na pele, com crostas ou escamas
– Manchas vermelhas ou rosadas que coçam ou ardem

Já no caso do melanoma, os sintomas incluem:

– Manchas escuras na pele, com bordas irregulares
– Alterações na cor ou no tamanho de pintas ou sinais
– Coceira, dor ou sangramento em uma pinta ou sinal

É importante lembrar que nem sempre o câncer de pele apresenta sintomas visíveis. Por isso, é fundamental fazer exames regulares com um dermatologista, principalmente se você tem fatores de risco, como pele clara, histórico familiar de câncer de pele, exposição solar excessiva ou uso de câmaras de bronzeamento.

Tratamento do câncer de pele

O tratamento do câncer de pele depende do tipo e do estágio da doença. Nos casos mais simples, como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, o tratamento pode ser feito por meio de cirurgia, crioterapia (congelamento das células cancerosas) ou radioterapia.

Já no caso do melanoma, o tratamento costuma ser mais complexo e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Quanto mais cedo o melanoma for detectado, maiores são as chances de cura.

Fotos de câncer de pele

Para ajudar na identificação precoce do câncer de pele, mostramos a seguir algumas fotos que ilustram os diferentes tipos da doença. Lembramos que essas fotos não substituem a consulta com um dermatologista e que é fundamental fazer exames regulares para detectar precocemente qualquer alteração na pele.

Carcinoma basocelular:

![cancer-de-pele-fotos-1](https://www.saudavelparavida.com/wp-content/uploads/2021/09/cancer-de-pele-fotos-1.jpg)

Carcinoma espinocelular:

![cancer-de-pele-fotos-2](https://www.saudavelparavida.com/wp-content/uploads/2021/09/cancer-de-pele-fotos-2.jpg)

Melanoma:

![cancer-de-pele-fotos-3](https://www.saudavelparavida.com/wp-content/uploads/2021/09/cancer-de-pele-fotos-3.jpg)

Conclusão

O câncer de pele é uma doença grave e comum, mas que pode ser prevenida e tratada com sucesso se detectada precocemente. Por isso, é fundamental proteger a pele do sol, fazer exames regulares com um dermatologista e ficar atento a qualquer alteração na pele. Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre o câncer de pele e ajudar na identificação precoce da doença. Cuide-se!

Tags: No tags

Comments are closed.