CID 10 Endometriose: O que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

A endometriose é uma condição ginecológica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo crescimento anormal do tecido endometrial fora da cavidade uterina, causando dor, infertilidade e outros sintomas. Neste artigo, vamos explorar a endometriose e a CID 10, que é a classificação internacional de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) para essa condição.

O que é a endometriose?

O tecido endometrial é o revestimento interno do útero, que é eliminado durante a menstruação. Na endometriose, esse tecido cresce fora do útero, geralmente nos ovários, nas trompas de falópio, no intestino ou na bexiga. Esse tecido pode se acumular e formar nódulos, aderências e cistos, causando dor e outros sintomas.

Sintomas da endometriose

Os sintomas da endometriose podem variar de leves a graves e podem incluir:

– Dor pélvica crônica
– Dor durante a menstruação (dismenorreia)
– Dor durante a relação sexual (dispareunia)
– Sangramento menstrual intenso (menorragia)
– Infertilidade
– Problemas intestinais, como diarreia, constipação e dor ao evacuar
– Problemas urinários, como dor ao urinar e sangue na urina

Diagnóstico da endometriose

O diagnóstico da endometriose pode ser desafiador, pois seus sintomas podem ser confundidos com outras condições ginecológicas. O médico pode realizar um exame físico, exame pélvico ou solicitar exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética.

O diagnóstico definitivo da endometriose só pode ser feito por meio de laparoscopia, um procedimento cirúrgico em que um pequeno tubo é inserido no abdômen para visualizar os órgãos internos e remover o tecido endometrial para biópsia.

CID 10 Endometriose

A CID 10 é a classificação internacional de doenças da OMS que fornece códigos para identificar doenças e condições de saúde em todo o mundo. A endometriose é classificada na CID 10 como N80, que se refere a “adenomiose e outras formas de endometriose”.

O código N80 é dividido em subcategorias, dependendo da localização do tecido endometrial fora do útero. Por exemplo, a N80.0 se refere à endometriose do ovário, enquanto a N80.1 se refere à endometriose da trompa de falópio.

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose depende da gravidade dos sintomas e da idade da paciente. Algumas opções de tratamento incluem:

– Medicamentos para dor, como analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
– Terapia hormonal, como contraceptivos orais, injetáveis ou dispositivos intrauterinos (DIUs)
– Cirurgia para remover o tecido endometrial, cistos ou aderências
– Tratamentos de fertilidade, como inseminação artificial ou fertilização in vitro (FIV)

Além disso, algumas mulheres podem se beneficiar de mudanças no estilo de vida, como dieta saudável, exercícios regulares e técnicas de gerenciamento de estresse.

Conclusão

A endometriose é uma condição ginecológica comum que pode causar dor, infertilidade e outros sintomas. A CID 10 fornece códigos para identificar e classificar a endometriose em todo o mundo. O diagnóstico e tratamento da endometriose podem ser desafiadores, mas há opções disponíveis para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das mulheres afetadas por essa condição. Se você está enfrentando sintomas de endometriose, fale com seu médico para discutir as opções de tratamento disponíveis.

Tags: No tags

Comments are closed.